Notícias › 16/03/2021

Edição especial e gratuita do livro “Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial na Dinâmica Paroquial”

Em 19 de Março de 2021, a Exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia, do Papa Francisco, completa cinco anos. Desta data a 26 de junho de 2022, toda a Igreja é convidada ao estudo e à revisão da ação pastoral a partir desta Exortação. Como guia de reflexão e estudo, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, apresenta 12 percursos com famílias para aplicar a “Amoris Laetitia”, sendo que o primeiro deles é “Fortalecer a pastoral da preparação para o matrimônio com novos itinerários catecumenais”.

Assim, para também colaborar com esta necessária ação de toda a Igreja e, principalmente, da Pastoral Familiar e de movimentos dedicados à família, o livro “Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial na Dinâmica Paroquial” ganhou uma edição especial. Com o apoio e o selo da Seção brasileira do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e Família, o livro, que já havia sido lançado na perspectiva da Amoris Laetitia, recebeu um novo capítulo e vários destaques da exortação aplicados a questões bastante práticas. E, como edição celebrativa, o livro é distribuído gratuitamente em formado pdf (um e-book).

Tendo como foco a preparação próxima para o matrimônio, a etapa ainda bastante conhecida como “Cursos ou Encontros de Noivos”, o livro procura responder à diversas perguntas sobre o tema, tais como:

  • Quais as recomendações da Igreja sobre a preparação para o Matrimônio?
  • Quais as etapas dessa preparação? O que significa o catecumenato recomendado pelo Papa Francisco?
  • Quais os temas realmente necessários?
  • Qual a forma recomendada para os Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial?
  • Como organizar a estrutura dos encontros na paróquia?
  • Quem pode ajudar nesta missão?
  • Qual o momento ideal para o casal frequentar os encontros?
  • Há um prazo de validade dos certificados de participação?
  • E os casais que já moram juntos, precisam participar dos encontros?

Estas perguntas e muitas outras são respondidas de forma didática a partir da análise dos documentos da Igreja, mas, em especial, a partir das reflexões da Amoris Laetitia.

Para receber o livro em seu e-mail, basta preencher o cadastro no site do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família clicando aqui.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Av. Cardeal da Silva, 205 – Federação, Salvador - BA
CEP 40231-902
Tel: (71) 3203-8958
secretaria@institutofamiliajoaopaulo2.org.br

Veja no mapa