Notícias › 28/09/2020

Início do Ano Acadêmico

PONTIFÍCIO INSTITUTO TEOLÓGICO JOÃO PAULO II PARA AS CIÊNCIAS DO MATRIMÔNIO E DA FAMÍLIA

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE LATERANENSE

OFERTA ACADÊMICA PARA O ANO 2020-2021

Sistema institucional e operações online

O novo Instituto João Paulo II está se preparando para a organização do próximo ano acadêmico em um contexto que impõe procedimentos incomuns para a realização das atividades acadêmicas. É difícil prever a duração e as modalidades do processo de aproximação à normalidade: no entanto, parece razoável prever um período não curto de recurso a formas alternativas de trabalho. De qualquer forma, nosso Instituto está determinado a identificar as
respostas mais apropriadas para a nova situação, a fim de garantir – mesmo “a distância” dos espaços normais e do horário de trabalho – um ensino consistente com os objetivos de qualificação de sua formação especializada. Nesse contexto, são fornecidas as coordenadas do novo regime operacional do programa, que serão ativadas com a ajuda da instrumentação telemática apropriada.

O organograma geral da oferta de formação, por si só adequadamente renovado e ampliado de acordo com as necessidades atuais, será aprimorado com a criação de um verdadeiro “Campus Virtual”, capaz de apoiar e integrar a programação curricular do Instituto.

Formação integrada: eixos fundamentais

O Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, em consonância com a sua inspiração original mais genuína, apresenta atualmente uma oferta de formação amplamente renovada e ampliada, na linha que lhe foi indicada pela missão designada para a sua nova constituição por meio do Motu proprio Summa familia e editado pelo Papa Francisco.

– Essencialmente, a nova estrutura é inspirada em um projeto de dupla adaptação da cultura teológica e pastoral: (a) uma conexão mais sistemática entre a área especializada do Instituto e os principais temas do conhecimento da revelação e da prática da fé, a fim de permitir acesso a uma visão unificada da perspectiva cristã-eclesial; (b) acesso à integração cognitiva e verificação crítica dos muitos pontos de interseção da inteligência crente e da prática pastoral
com recursos cognitivos e práticas sociais desenvolvidas pelo conhecimento antropológico.
A oferta educacional disponibilizada pelo Instituto, ao mesmo tempo em que garante a base sólida de uma competência integrada do perfil teológico e, respectivamente, científico em todos os currículos curriculares, torna acessível uma dupla formação profissional e de especialização. Por um lado, as qualificações que correspondem à participação bem-sucedida da especialização teológico-pastoral (Mestrado e Doutorado que requerem posse prévia do título de bacharelado em Teologia). Por outro lado, as qualificações que correspondem a uma especialização mais caracterizada pela competência antropológico-cultural (Mestrado e Doutorado que não exigem posse prévia do diploma de bacharel em Teologia).

– Essa articulação permite modular o currículo de formação com um raio de investimento mais amplo: tanto em referência a tarefas e/ou responsabilidade de ensino na universidade (eclesiástica e civil), tanto em referência a formações e qualificações anteriores, tanto eclesiásticas quanto sociais, que permitem um agregar altos valores. Com isso em mente, o Instituto se especializou na personalização dos planos de estudos, o que permitirá flexibilidade
e otimização dos cursos com o mesmo rigor científico e educacional. Diplomas de cursos profissionais (nas áreas de acompanhamento espiritual, aconselhamento pastoral, mediação familiar e similares) também estarão disponíveis para objetivos pastorais e sociais mais específicos.

Campus virtual: ensino on-line A partir do ano acadêmico 2020-21, juntamente com a formação presencial, o acesso a um campus virtual, uma plataforma de ensino on-line com o uso de materiais de ensino em diferentes idiomas, resultado da colaboração entre o Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família e da Universidade Católica de Múrcia, se tornará operacional. Esta nova proposta é realizada em conformidade com a recente Constituição Apostólica Veritatis gaudium (8 de dezembro de 2017), especificamente segundo os artigos 37-52 e as seguintes Regras de Aplicação (art. 33 §2).

– O acordo assinado entre o Pontifício Instituto Teológico João Paulo II e a Universidade Católica de Múrcia acolhe com agrado o convite do Papa Francisco, que espera um “novo impulso à pesquisa científica realizada em nossas universidades e faculdades eclesiásticas” (Veritatis gaudium, n. 5). É criado um Campus on-line dedicado à Teologia e Ciências do Matrimônio e da Família. O Campus é estruturado e organizado de forma simples; a alta qualidade do conteúdo de ensino permanece inalterada.

– Professores e alunos poderão tirar proveito de um novo know-how mais em sintonia com os tempos, com o objetivo de facilitar o aprendizado explorando os recursos que a tecnologia disponibiliza. Os alunos poderão acessar todo o conteúdo do Campus a qualquer momento, nos vários idiomas (Italiano, Inglês, Espanhol e f=Francês), beneficiando também de um canal privilegiado de comunicação com os professores por e-mail ou através do bate-papo. Por esses motivos, será possível seguir os cursos do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as
Ciências do Matrimônio e da Família de todo o mundo.

– Será garantido um ensino de qualidade inalterada, em comparação com o que normalmente está presente, eliminando as dificuldades do aluno que, por várias razões, pode ser impedido de chegar fisicamente às instalações do Instituto. Este é um novo serviço à Igreja universal que se baseia na tradição do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II (há anos uma excelência em pesquisa interdisciplinar) e na experiência de alto nível da Universidade Católica de Múrcia em formação através de novas tecnologias.

Para matrículas nos cursos do próximo ano acadêmico 2020-21, consulte o site:
www.istitutogp2.it

Folder em italiano:
http://www.istitutogp2.it/wp/wp-content/uploads/Depliant-2021-2020.04.07.pdf

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

Av. Cardeal da Silva, 205 – Federação, Salvador - BA
CEP 40231-902
Tel: (71) 3203-8958
secretaria@institutofamiliajoaopaulo2.org.br

Veja no mapa