O Encontro Nacional de Bispos Referenciais e Assessores (as) da Pastoral Familiar, Movimentos e Serviços familiares
O Encontro Nacional de Bispos Referenciais e Assessores (as) da Pastoral Familiar, Movimentos e Serviços familiares, foi realizado na Casa de Encontros Dom Luciano Mendes de Almeida em Brasília (DF), entre os dias 2 e 5 de julho de 2024. O tema central do evento foi: “Os desafios da evangelização hoje, na perspectiva familiar“. Tendo como assessor o arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom Leomar Brustolin. Com vasta experiência em Teologia Sistemática, Antropologia Teológica, Catequética e Pastoral Urbana, ofereceu valiosas contribuições para as reflexões do evento, enfatizando a aplicabilidade das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Segundo o bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari. “Este encontro é um importante momento de aprendizado, reflexão, partilha e, principalmente, unidade pastoral em âmbito nacional. Uma oportunidade única para atualizar-se sobre os desafios da evangelização familiar, fortalecer a atuação da Pastoral Familiar e movimentos familiares, além de criar laços de amizade e colaboração com outras lideranças pastorais“.
O Pontifício Instituto João Paulo II considera este tipo de evento como algo muito importante, no sentido de mostrar seu compromisso acadêmico com a finalidade de fortalecer a ação da Pastoral familiar das diferentes Dioceses. Lá esteve representado pelo seu decano o Pe. Edwin Ortega.