O Pontifício IFJPII para as Ciências do Matrimônio e da Família, lança: A “Escola do Cuidado” – Caring School – “Cuidado e Inovação Social”
Trata-se de uma escola de formação promovida pelo Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, em colaboração com o Escritório Nacional da Pastoral da Família, com o Escritório Nacional para os Problemas Sociais e Trabalho da Conferência Episcopal Italiana e com a Caritas diocesana de Roma.
Juntamente com a importância dos pequenos gestos diários, o amor social nos leva a pensar em grandes estratégias que estimulem uma cultura de cuidado que permeie toda a sociedade.
O Papa Francisco afirma: “Imaginando, planejando e acompanhando as novas redes de atenção. Precisamos partir das práticas de cuidado e inovação social.”
A crise da pandemia mostrou a importância das relações de cuidado nas famílias e nos ambientes de cooperação, desde o contexto de transformação mutualista e participativa das realidades sociais, até o da vida pública e civil. É necessário experimentar e promover novas formas de cuidado que não sejam exclusivamente atribuíveis ao campo do cuidado ou da assistência médica profissional.
Um novo caminho se abre: fazer do cuidado um princípio de transformação social para experimentar novas formas de convivência e novas práticas de aliança informal entre gerações, culturas, instituições e corpos sociais.
Como instruções têm a promoção da dimensão familiar nos serviços pessoais; formação na área da liderança do cuidado; inovação social e habilidades profissionais em rede, assuntos sociais e instituições locais.
Para mais informações, clique aqui