Ano Santo: confira a programação dos Jubileus na Arquidiocese de Salvador
A Igreja está vivenciando o Jubileu de Esperança, também conhecido como Ano Santo 2025 ou Ano Jubilar, tempo de graça extraordinária dedicado à vivência profunda da misericórdia de Deus. Em Roma, o Papa Francisco abriu as Portas Santas nas Basílicas Maiores (São Pedro, Santa Maria Maior, São João de Latrão e São Paulo Extramuros) e no Presídio de Roma. Embora somente hajam Portas Santas nestes locais, nas Arquidioceses e dioceses de todo o mundo, os arcebispos e bispos nomearam alguns templos como Igrejas Jubilares, para que os fiéis possam peregrinar e receber a Indulgência Plenária, que é o perdão dos pecados.
Na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, cinco são Igrejas Jubilares: a Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, o Santuário Santa Dulce dos Pobres e o Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Além de poder peregrinar a qualquer período do ano, o fiel também pode participar dos Jubileus organizados pela Arquidiocese. O primeiro deles foi o Jubileu dos Enfermos, em 11 de fevereiro, reunindo doentes e agentes da Pastoral da Saúde no Santuário Santa Dulce dos Pobres. Queremos ressaltar o dia 9 de agosto / Jubileu da Família, que acontecerá no Santuário Santa Dulce dos Pobres, iniciando as 14h.