Curso online em Inglês – “Caminhando com as Famílias”
Novo curso de formação em pastoral familiar que começará em meados de fevereiro, intitulado: “Caminhando com as Famílias”. Caminhos no Acompanhamento Pastoral”.
É um curso online em inglês, para treinamento aprofundado e atualizado sobre casamento e família.
Nasce do pedido de alguns ex-alunos para ter um caminho de atualização e treinamento contínuo.
Além de ser uma proposta de treinamento que o Instituto propõe aos ex-alunos, é um caminho aberto a todos.
O curso realizado por Julian Paparella intitulado “Questões Contemporâneas no Ministério da Família” é gratuito (inscrição obrigatório) para ex-alunos.
Você encontrará todas as informações do curso neste link CLIQUE AQUI
Caminhando com as Famílias. Caminhos no Acompanhamento Pastoral.
O Programa de Formação Pastoral Online do Jp2.
“Caminhando com as Famílias” é um programa online ministrado inteiramente em inglês, desenvolvido para proporcionar formação teológica e pastoral de alta qualidade sobre casamento e vida familiar.
Oferece uma maneira flexível e inspiradora de crescer em compreensão e fortalecer sua missão — exatamente onde você está.
BAIXAR PANFLETO_Caminhando com as Famílias 2026
Por que este programa?
O futuro da Igreja e da sociedade depende da força das famílias .
Para nutrir esse futuro, aqueles que servem no ministério pastoral — clérigos, religiosos e líderes leigos — precisam de uma formação sólida e acessível na teologia e no cuidado pastoral do matrimônio e da família.
O Desafio:
Muitos homens e mulheres dedicados ao apostolado familiar não têm o tempo, o domínio da língua italiana ou a formação acadêmica necessária para cursar estudos em tempo integral em Roma.
No entanto, seu desejo por uma formação mais profunda e um ministério mais eficaz permanece forte.
Para quem é:
Sacerdotes e religiosos envolvidos no ministério familiar;
Líderes leigos que se preparam para ou atuam em apostolados paroquiais ou diocesanos;
Qualquer pessoa que busque enriquecer sua vida pessoal, fortalecer os laços familiares ou servir de forma mais eficaz na missão da Igreja.
Por que participar?
Aprofunde sua compreensão do casamento e da vida familiar cristã;
fortaleça sua capacidade de acompanhar famílias no mundo atual;
cresça pessoal e espiritualmente, aprimorando seu trabalho pastoral.
Idioma e formato:
O curso decorre de meados de fevereiro ao final de maio de 2026. As aulas serão ministradas ao vivo pelo Zoom, em inglês, todas as terças e quintas-feiras , das 17h30 às 19h00 ( horário de Roma), totalizando 48 horas de aula. Não haverá aulas durante a Semana Santa e a Semana da Páscoa. Os participantes receberão um link do Zoom antes do início do curso e deverão manter suas webcams ligadas durante as sessões.
“As famílias são o berço do futuro da humanidade”
Papa Leão XIV, Homilia, 1 de junho de 2025
O Curso
Pessoa e Comunhão – Prof. Stephan Kampowski.
Este curso explora o significado de pessoa, mostrando que a verdadeira realização de um indivíduo não se encontra no isolamento, mas sim na relação com os outros, a começar pela família. Examina conceitos-chave como o bem comum e a amizade, e conclui refletindo sobre como as capacidades exclusivamente humanas de prometer e perdoar constroem e sustentam nossos relacionamentos mais vitais. ASSISTA AO VÍDEO
Questões Contemporâneas no Ministério Familiar – Prof. Julian Paparella.
Este curso examina questões que surgem da vida familiar atual. Entre elas: Como o casamento e a família podem ser caminhos para o crescimento na fé? Como acompanhar as situações e os desafios complexos que as famílias enfrentam? Como apoiar as famílias em momentos cruciais de suas jornadas? Os temas serão discutidos por meio da análise de experiências reais, em diálogo com os ensinamentos da Igreja e a prática pastoral.
A Família e a Economia – Prof. Matteo Rizzolli e Prof. Lucia Marchegiani.
Família e economia são frequentemente vistas como esferas separadas: a primeira é geralmente associada ao cuidado e ao afeto, a segunda aos mercados e à produção. Este curso examina a interconexão entre elas por meio da microeconomia das escolhas familiares, da macroeconomia da demografia e do bem-estar social, da gestão de famílias e empresas familiares, das políticas públicas e dos desafios de conciliar a vida familiar e o trabalho.
Homem e Mulher nas Narrativas Bíblicas – Profª. Simona Segoloni.
Este curso tem como objetivo examinar narrativas bíblicas (do Antigo e do Novo Testamento) que destacam as relações entre homens e mulheres em toda a sua realidade prática e complexidade. A meta é compreender como a presença de Deus e a Sua Palavra podem renovar, libertar e permitir que a vida de todas as pessoas — e seus relacionamentos — floresçam.
O Mistério da Igreja e o Mistério da Família – Prof. Youssef Abi Zeid.
Este curso examina alguns textos do magistério e de teólogos para estudar a analogia entre Igreja e família. O objetivo é compreender como a Igreja é a “Família de Deus” e como as famílias cristãs vivem como igrejas domésticas por meio de sua relação com a Palavra de Deus, a Eucaristia e a sinodalidade. Será útil para o desenvolvimento de ministérios familiares bem adaptados aos seus contextos específicos.
ADMISSÃO
Para se candidatar, não há pré-requisitos acadêmicos para este curso.
Para se inscrever, envie um e-mail para pathways@istitutogp2.it até [data] 15 de fevereiro de 2026, incluindo os seguintes documentos:
- Um documento de identificação com foto válido emitido pelo governo (passaporte, carteira de identidade nacional).
- Um currículo (CV)
- Uma carta de motivação
- Uma carta de recomendação do seu pároco ou superior religioso.
- Comprovante de pagamento das taxas acadêmicas
A taxa de inscrição é de €250, a ser paga no ato da submissão da candidatura.
Caso o número de candidaturas exceda o número máximo de vagas disponíveis, os candidatos que concluírem o processo de inscrição primeiro terão prioridade. A administração do programa reserva-se o direito de cancelar o programa caso o número mínimo de participantes não seja atingido.
Os candidatos cuja língua materna não seja o inglês deverão apresentar um certificado de proficiência em inglês (nível B1 do CEFR) ou documentação equivalente.
| Oportunidade especial para ex-alunos do JP2: Os ex-alunos do JP2 têm a oportunidade de participar de um curso gratuitamente .Questões Contemporâneas no Ministério Familiar – Prof. Julian Paparella – Um curso que explora os principais desafios emergentes na vida familiar atual. Inscreva-se CLIQUE AQUI |
Certificação:
Os participantes que frequentarem pelo menos 60% das aulas receberão um Certificado de Participação ao término do programa.
Observação: Este programa foi desenvolvido para o enriquecimento pessoal e pastoral e não confere créditos universitários ou diploma acadêmico. Caso os alunos concluam o programa e se matriculem em um programa presencial no Instituto em Roma, poderão, sob certas condições, ter os créditos aproveitados em seus estudos.
PARA INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES : pathways@istitutogp2.it
As taxas devem ser pagas por transferência bancária para:
Destinatário: Pontificio Istituto Giovanni Paolo II
Banco: Banca Popolare di Sondrino – Agenzia 6 – Via Cesare Baronio 12, Roma, Itália
Número da conta (IBAN): IT22 X056 9603 2060 0000 4100 X40
Código SWIFT (=BIC): POSOIT2106M
Referência do pagamento: Por favor, especifique seu nome e sobrenome e o título do programa “Caminhando com as Famílias”.
As taxas de inscrição não são reembolsáveis em caso de desistência voluntária ou não apresentação da documentação de inscrição necessária.




